quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Qual o melhor tipo de acomodação no intercâmbio?




 Olá pessoal! Quanto tempo...2010 foi e está sendo uma correria imensa! Muitos estudantes viajando...2011 já está aí prometendo ser mais um ano de sucesso. A Daqui pro Mundo gostaria de aproveitar e agradecer a todos os intercambistas, fornecedores e amigos que  utilizaram nossos serviços e assim de uma maneira ou outra nos ajudaram nesse crescimento incrível!

Nesse post iremos falar sobre qual o melhor tipo de acomodação para o estudante. Após muitos anos de experiência, percebemos que a famosa "homestay" (casa de família) ainda continua sendo a melhor opção se a intenção é uma imersão total do idioma! É lá que o  estudante vai ter um contato com o idioma na maior parte do tempo e aprender sobre a cultura local e até mesmo expressões corriqueiras dos "nativos". Sem contar que dependendo do programa adquirido, você pode ter as refeições incluídas e além disso, a família pode dar dicas sobre o país, sobre a cidade e sobre lugares bacanas sem ser os indicados para turistas...Também há o fator saudade: do país de origem, da família, amigos, e a relação com uma família pode ser o diferencial para focar e se sentir protegido mesmo tão longe de casa. 
Muitos têm receio por esse tipo de moradia, por estarem frequentando um lar, e assim ter  sua liberdade podada. Mas não é bem assim, as famílias hospedeiras estão acostumadas a receber estudantes estrangeiros e são flexíveis ao lidar com as diferentes nuances e costumes de cada um. E caso aconteça algum fator que o aluno não goste ou não se sinta confortavel, basta conversar com a escola para resolução da questão ou até mesmo a troca da família.

Agora, para aqueles que realmente não querem ficar em casa de família, a opção de residência estudantil é a solução. Nesse tipo de moradia, divide-se a casa/apto com outros estudantes e é normalmente oferecido pela escola também. É uma forma rápida para fazer amizades...mas é preciso dizer que muitas vezes o idioma falado não será tão correto quanto o da homestay. Nessas moradias, o aluno é responsável por suas próprias refeições...o que também pode ser encarado como um aprendizado, uma vez que na mesma casa poderá haver estudantes de várias partes do mundo! 

E uma terceira opção, pode ser ficar em hotel. Essa alternativa não é muito utilizada. Por ser bem mais cara e pelo fato de oferecer pouca troca cultural. 

Há aqueles que mesclam: primeiro ficam em casa de família e depois vão para uma residência estudantil....e você? qual é a sua pedida? Conte-nos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário